Vitor's Blog
Published on

Como viver uma vida mais fácil criando desculpas?

Authors

en | ptBR

image

No Twitter, eu vejo frequentemente desculpas para diferentes problemas que pessoas tem na vida. A desculpa que mais vejo é "X é muito difícil" ou pensar "Eu não preciso aprender Y". Essa mentalidade está errada.

Desculpas limitam você mesmo

Quando você diz que alguma coisa é muito difícil, você constroi uma grande e rígida parede no seu cérebro que vai limitar você de aprender novas coisas. O primeiro e mais importante passo para não ser medíocre é iniciar uma coisa nova todos os dias e nunca parar ou desistir.

Você precisa aprender tudo que conseguir. Leia todos meus posts Pinados para entender o motivo de você precisar fazer isso e construir sua bola de neve do conhecimento.

Você não melhora com desculpas

Com desculpas, você nunca fica melhor pois não se arrisca, e com menos risco, menos você melhora. Leia Lissões que aprendi na minha primeira entrevista em inglês para entender.

Não fuja

Sair para um trabalho tranquilo e seguro é fácil. Melhorar o trabalho, codificar melhor, e mostrar soluções é complicado, e as pessoas preferem fugir que resolver grandes problemas. Quando você faz isso, você fica preso, estagnado, mediocre.

Não procure por ambientes seguros. Eu recomendo ler De Zero a Um e entender que você não deve trabalhar em uma FAANG, e sim na próxima FAANG. Fazer o que as outras pessoas já fizeram antes não tem inovação. Novamente, você se torna medíocre.