Vitor's Blog
Published on

Como consegui um novo emprego escrevendo um artigo

Authors

en | ptBR

image

Introdução

Recentemente escrevi um artigo sobre Solana, sendo ele minha porta de entrada em desenvolvimento com crypto. Fiquei um tempo estudando e escrevendo, quando publiquei no Twitter, um dia depois me chamaram para trabalhar com a stack.

Seja generalista

No começo, não faz sentido estudar especificamente algo pois você ainda não sabe o que quer. O conceito deve ser o mesmo das escolas, aprender diversos temas paralelamente para afunilar com o tempo, descobrir seus gostos e afins. Dessa forma foi que eu de desenvolvedor front-end comecei a estudar crypto como full-stack. Essa metodologia permite você cruzar com temas que se completam e formar a snowball do conhecimento, onde os temas se completam e você fica melhor em resolver problemas. Por esse motivo inclusive que recomendaria que todo desenvolver fosse full-stack. Saber front-end para um dev back o torna melhor assim como saber back para um desenvolvedor front-end o torna melhor. Estude tudo que conseguir, todo conhecimento se completa.

SEO pessoal

Como eu estou construindo meu SEO pessoal, todo tema que eu considero relevante para mim que seja reproduzivel para comunidade, penso em escrever sobre. Foi essa a ideia na documentação do meu artigo sobre desenvolvimento full-stack com Solana. Quando estava quase terminando, compartilhei no Twitter como divulgação, com isso, as pessoas podem enviar PRs pro projeto e eu melhorar em algo.

Construir um blog, com temas que seja útil para você, descrevendo experiências e problemas, cria seu SEO pessoal, e é porta de entrada para pessoas de fora te conhecer.

Learn in public também faz parte do SEO pessoal. Poste suas dúvidas e respostas no Twitter marcando pessoas que podem dar RT na sua dúvida, criando uma relação ganha-ganha. Mesma coisa com comunidades, procure no Discord por exemplo.

Um artigo, um trabalho

Após a publicação do artigo, passou exatamente um dia e eu recebi uma proposta no e-mail para trabalhar com a stack. O artigo serviu como forma de mostrar o que sei, o que quero saber e posso saber, e isso possiblitou uma entrevista de trabalho. O meu resultado foi rápido pois tive um pouco de sorte, seu SEO pessoal e documentações pode demorar para colher os frutos, paciência é uma virtude.

Fui para a entrevista, passei e agora estou resolvendo algumas coisas - ainda não aceitei a proposta.

Conclusão

Crie seu SEO pessoal, para que você chegue até as pessoas. Documente suas atividades, experiências e pratique Learn in Public.