Vitor's Blog
Published on

O que aprendi na minha primeira entrevista em inglês?

Authors

en | ptBR

image

Eu participei da minha primeira entrevista de trabalho em inglês como desenvolvedor blockchain. Os requisitos da vaga eram complexas, e eu sabia que não conseguiria o trabalho.

A oportunidade veio até mim. Eu não tive razões para recusar o meeting. Aceitei e foi bom para mim.

Na reunião, eu tive minha primeira conversa longa em inglês, aprendi novas coisas, recebi dicas e sugestões para minha carreira fora do Brasil. Todos os feedbacks que recebi nessa reunião foram bons para mim. Mesmo falhando e não conseguindo o trabalho, eu aprendi muitas coisas simplesmente não recusando a ligação.

Se você está iniciando sua carreira e não tem muita experiência, não faz nenhum sentido recusar QUALQUER oportunidade de aprender novas coisas, seja uma ligação ou qualquer outra coisa. Apenas aceite. Você não tem nada a perder. Essa mentalidade me proporcionou muito conhecimento. Em um curto período de tempo, consegui duas oportunidades, sendo uma delas um trabalho com blockchain. Apenas com artigos, learn in public e opensource.

"Eu não estou pronto para isso"

O mercado não está bom para Juniors. Eu recomendo você ler essa thread. As startups querem seniors pois essas pessoas têm mais experiência que você e consegue resolver mais problemas. Mas como competir com isso? Com mais experiência. Quando alguém diz "Eu sou um Junior", ou qualquer coisa do tipo, essa pessoa está se limitando. Dizer "Eu não estou pronto para isso" é besteira.

Se você não tem experiência, você nunca vai saber quando é o melhor momento para aplicar em alguma vaga. A decisão de esperar pelo "melhor momento" faz você perder oportunidades e conhecimento. Aceite, estude, e tente novamente. Quanto mais você falhar, mais perto vai estar de conseguir o que quer. Por que? Experiência. Como conseguir mais experiência? Mais opensource, interviews, projetos, e você vai conseguir aplicar para qualquer oportunidade.

Recomendações