Vitor's Blog
Published on

Como funciona o JSON.parse()

Authors

en | ptBR

JSON

JSON é definido recursivamente (função recursiva é chamada a si mesma até encontrar algo que pare). Todo Boolean, String, Number, Array (com JSON válidos), objetos cujas chaves são strings e cujos valores são JSONs válidos e Null são JSONs válidos.

.parse()

Inicialmente, é importante entender o que seria o parse da função. Em JavaScript, ele interpreta uma String, fazendo com que o conteúdo dela seja lido corretamente pelo computador. Por essa razão, a sintaxe de transformar a String "2" em Number, é parseInt().

O que é JSON.parse()

O método JSON.parse() é utilizado quando se quer analisar uma String JSON, e interpretá-la como valor/objeto em JavaScript. Isso implica numa dúvida sobre o funcionamento de outras funções em JavaScript, como Boolean(). JSON.parse() pega a representação em string de um JSON válido.

Exemplo:

console.log(typeof JSON.parse('true')) // boolean
console.log(typeof JSON.parse('false')) // boolean
console.log(typeof JSON.parse('20')) // number
console.log(Boolean('false')) // true

Como dito, o JSON.parse() consegue transformar a String JSON em um valor/objeto em JavaScript, o que é completamente diferente de conversões como a do Boolean().

Se JSON.parse("false") é false, por que Boolean("false") é true?

Exatamente pelo Boolean() não estar tratando uma String JSON para valor/objeto em JavaScript, e sim validando entre as condições de false ou true do JavaScript. Isso significa que, para algo ser false, ele precisa ser: 0, -0, false, NaN, undefined ou null, todo o resto, como valores, objetos, array vazio e uma String não vazia é true, independente do conteúdo que nela esteja.

Entender esses conceitos auxilia no uso do JavaScript, com um entendimento melhor de como a linguagem funciona, consequentemente te tornando um melhor programador, evitando discussões desnecessárias em redes sociais.

Agradecimentos: