Vitor's Blog
Published on

Dev 10x

Authors

en | ptBR

image

O que é um Dev 10x ou Dev de Elite?

Uma analogia direta é com atletas de elite. Eles sempre estão acima do limite, não param nunca e mesmo quando se machucam continuam ativos de alguma forma. Esse atleta está pronto para tudo.

Um dev de elite precisa estar pronto para resolver qualquer coisa. Ele vai codar mais que todo mundo, resolver mais problemas que todo mundo e ler mais que todo mundo.

O limite

A maioria das pessoas desenvolvedoras busca segurança em excesso, algo ilógico que pode vir a se tornar um problema a longo prazo. Não é possível obter resultados melhores se está sempre batendo na mesma tecla, isso só revela que você está na mesma situação que milhares de pessoas e enfatiza ainda mais sua zona de conforto. No fim, pessoas assim acabam sendo facilmente substituídas. Estar na média não é o suficiente.

Sempre busque seu limite, conheça. Dessa forma é possível medir o quão longe você é capaz de ir. Um carro rápido de mais irá capotar na primeira curva que ultrapassar, mas por que isso não ocorre com tanta frequência em corridas profissionais? Eles sabem dos próprios limites, isso é algo essencial caso o objetivo seja melhorar sempre.

Capotar não é um problema

Se você não está conseguindo lidar com 100% de tudo, provavelmente está conseguindo chegar no seu limite, e isso não é um problema. Agora resta trabalhar em cima disso, se tornar algo constante e sempre evoluindo.

Resolva mais problemas

  • Assim como dito no começo, essa pessoa desenvolvedora é capaz de resolver qualquer coisa. Para isso, você vai precisar ter tido contato com diversos problemas. Uma forma de começar a se tornar esse dev de Elite é resolver mais exercícios do tipo codewars. Se você vê um problema e não faz a menor ideia de como resolver, ainda precisa melhorar muito.

  • Expanda isso para o seu trabalho. Seja proativo. Não resolva apenas os seus problemas e o que te for passado, pense também em que os outros estão fazendo e em formas de melhorar o que essas outras pessoas fazem. Quanto mais exposição melhor.

  • Tente escrever sobre isso tudo. Compartilhe suas ideias e conclusões publicamente para tentar o máximo de pessoas em volta da sua lógica. Dessa forma, consegue achar um caminho pra a verdade através do que outras pessoas pensam e estudam sobre o mesmo assunto. Esse processo de escrita pode ser um blog ou um tweet, não impota muito. Apenas compartilhe.

Motivação

Nada disso vai funcionar se você não estar 100% envolvido. Se estiver em tecnologia por hype, dinheiro e motivos semelhantes provavelmente não vai conseguir chegar ao seu limite pois esse não é o seu objetivo principal.